Resenha - Uma Canção de Amor - Graci Rocha

03 abril 2015

Oiiii, genteee!

Saudade de postar aqui! Ando tão enrolada que não me sobra tempo pra nada, mas vou tentar postar pelo menos uma resenha por semana. Hoje vou falar de um livro que é especial pra mim. A autora me procurou há algum tempo perguntando se eu faria um prefácio para ele, fiquei muito honrada e aceitei na hora. Eu li o livro em algumas horas e me apaixonei completamente. 




Título: Uma Canção de Amor
Autora: Graci Rocha
Formato: Digital
Páginas: 169
✮✮✮✮✮ 


Que tal pichar o carro do seu ex-namorado? Fazê-lo tomar uma surra das meninas mais populares da escola? Atirá-lo de uma ponte? Não? Sim? Se você é do tipo que não leva desaforo pra casa e não abaixa a cabeça, você precisa conhecer a Nina, uma garota encrenqueira que não perde a oportunidade para dar um chute bem naquele lugar no ex-namorado. No último ano da escola, Nina está decidida a andar na linha e dar um descanso para avó que já sofreu um infarto, acontece que este ano promete ser tudo, menos tranquilo e Nina vai descobrir que arrumar confusão com o ex pode ser perigoso. 
Aos dezoito anos, sem grandes expectativas e com um futuro incerto Nina se vê numa intrincada trama quando se apaixona pelo estranho e solitário Daniel. 
Portador da síndrome de Asperger (um tipo de autismo mais leve), Daniel é um jovem muito habilidoso com instrumentos musicais, mas quase inacessível aos estranhos. Calado, sincero e com dificuldade de se relacionar, vai descobrir que para amar a menina mais doida da escola vai ser preciso superar muitos de seus bloqueios. Em uma história em que a mocinha é a garota mais encrenqueira e o vilão é o cara mais bonito da escola, vamos conhecer uma linda e emocionante história de amor. 
E o que Nina e Daniel vão descobrir nessa aventura? 
Um grande amor pela música e uma paixão avassaladora um pelo outro. 
Embarque você também nessa linda e dramática história de amor.

Eu fiz o prefácio e pedi permissão para a Graci usar algumas partes dele na resenha. 


“Se um homem marcha com um passo diferente do dos seus companheiros, é porque ouve outro tambor.”

O que nos faz sermos seres únicos com vontades e personalidades distintas uns dos outros? O que é normal? O que é diferente? Normal é ser diferente!

Uma canção de amor é um livro teen e esse estilo de leitura normalmente traz histórias com medos, inseguranças, loucuras e neuroses de qualquer pessoa que passou pela fase adolescente. Praticamente todos tiveram uma situação inusitada, sentimentos dos quais não queriam sentir nem situações que gostariam de vivenciar nem mesmo uma vez.

Nina é uma garota meio dark que só quer terminar a escola, não quer se envolver em confusões, evita qualquer contato para se manter longe do que parece correr atrás dela. Porém algo a deixa sem saída: Um par de olhos violeta. Enquanto a menina tentava ir para casa sem grandes emoções, por conta do ex namorado arruaceiro, ela vê o tal garoto com os olhos tão raros sendo provocado pela gangue que ela costumava fazer parte e se vê na obrigação de ajudar o dono de um olhar tão intenso. Só que com ela é oito ou oitenta, contra sua vontade arma a maior confusão e puxa o menino de todo aquele furacão. 

Daniel é um menino retraído, quieto e muito difícil de fazer amizade. Nina se encontra tão envolvida no pouco contato com ele, apenas algumas caronas para a escola, e olhares furtivos. Mas ao mesmo tempo que valoriza esse tempo com seu gato de olhos violetas se sente frustrada por ele nem ao menos falar com ela direito. Então é quando descobre a causa de toda aquela quietude.


Um tema tão delicado e ao mesmo tempo que precisa ser compreendido foi abordado no livro e me fez sorrir a cada “mancada” da personagem e suspirar na inocência e paixão do Daniel, algo tão difícil de encontrar nos dias de hoje. Eles vivem momentos de amizade, companheirismo, amor, humor, traquinagens adolescentes. é gostoso demais!

No meu ponto de vista, os adolescentes sentem ao extremo. É nessa fase da vida que descobrimos quem somos, o que gostamos ou não gostamos, notamos sentimentos e sensações e é tudo esmagador demais. Quando ama tudo é intenso e arrebatador, quando odeia é tão forte que chega a ser doentio. Coisas novas e surpreendentes acontecem com um simples toque. E quando alguém não consegue exprimir em palavras o que sente? Aí torna-se tão complicado se expressar... Ou as palavras são insignificantes em vista de um gesto puro e arrebatador? Peguei-me com lágrimas nos olhos diante de tanto carinho e inocência. Como reagir diante de tanta coisa nova e enlouquecedora? E quando faltam pessoas que deviam fazer parte dessa fase tão difícil? Eles se apoiam incondicionalmente. E no meio de tudo isso, ainda há a paixão e descoberta da música.

Esse livro fez-me retornar ao tempo em que tudo era mais fácil, mas também foi tão difícil. Fez-me relembrar da descoberta do meu amor, e a descoberta de mim mesma.


Uma canção de amor é um livro cheio de ensinamentos, diferenças e igualdades. 

Recomendo esse livro para todas as idades!

Espero que tenham gostado da resenha e que possam ter a oportunidade de conhecer o trabalho da Graci. Para adquirir o livro clique aqui, ele está num preço super acessível na Amazon.

Bom, vou ficando por aqui e até a próxima.


Um comentário

  1. Oi Gisele. Eu já era sua fã enquanto autora, agora virei sua fã enquanto blogueira tb, rsss.
    Obrigada pela resenha, fiquei maravilhada.
    bjks

    ResponderExcluir

© BLOG ATITUDE LITERÁRIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por