Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

[RESENHA] Por que Eu? - Sinélia Peixoto / @Chiado Editora


Classificação: 5/5
Sinopse: Elizabeth é uma mulher de 28 anos, de Brasília, que decide começar o ano de 2013 de forma diferente. Estagnada? Podemos dizer que sim. Sem perspectiva de mudanças? Também! Ela busca algo melhor para si, por isso vai a Porto Seguro passar o reveillon com as amigas para encerrar uma fase de sua vida e dar início à outra, mais adulta e com muitos desafios. Lá, ela conhece Antônio, uma advogado também de Brasília. Eles curtem juntos e quando voltam a Brasília começam um romance. Elizabeth está se descobrindo. Ela pede demissão de seu emprego e começa se dedicando aos cursinhos para concurso. Antônio já é estável e independente. Quem é ela? Ela se pergunta e comparada a ele, ela se acha um Zé Ninguém. Ela se sente perdida em meio à tudo que tem que aprender e descobrir sozinha. Ela é uma pessoa honesta e sincera consigo mesma; luta para se analisar e se entender sempre; ele quer ajudá-la profissionalmente. Ele quer mais! Ela luta contra ele, tenta não se entregar, luta para ser honesta consigo mesma e aprender mais sobre si mesma sempre. Eles se casam, apesar de Elizabeth colocar empecilhos e juntos têm dois filhos. O primeiro livro desta trilogia é sobre esse primeiro momento, no qual os dois estão se descobrindo, ela buscando se profissionalizar, ele aprendendo com ela a se abrir mais, se conhecer, a filosofar, a analisar sua vida, seus pensamentos e a ser honesto consigo mesmo. Os dois buscando um relacionamento cada dia melhor, aprendendo sobre o casamento e também buscando o que os satisfaça sexualmente. Eles se dedicam muito à vida sexual do casal, aprendem sobre o corpo do outro, sobre os gostos do outro; se conhecem e melhoram juntos, com carinho, dedicação e atenção. É um livro no qual Elizabeth discute muito consigo mesma, tenta entender suas neuroses, tenta se descobrir sexualmente e descobrir como é o casamento, a gravidez, a vida a dois e sua luta por melhoria profissional. Com um final muito triste e cheio de esperanças para o próximo livro.
 Skoob  Fanpage  Livraria daTravessa 

Por que Eu? É um livro surpreendente.

Elizabeth é uma personagem única, acho que nunca li nada como ela. Ao mesmo tempo em que é segura, decidida, independente e dona da situação, ela é toda confusa, cheia de momentos de reflexão, neuras e insegurança. A verdadeira confusão em forma de mulher (risos).

A heroína de hoje é aquela que batalha e não tem medo de ficar sozinha e conquistar tudo com ou sem seu homem...

Mas então, me dei conta de que a personagem é exatamente como toda mulher moderna, ela está diante de um conflito interno, tentando buscar respostas, encontrar o melhor caminho a seguir, tomar decisões. Se questionando sobre tudo, tentando se entender, compreender o que a sociedade espera: Largar o emprego e tentar um concurso? Arrumar um namorado? Devo me casar? É errado querer ser independente? Devo me submeter?

Durante a leitura, fui sugada para dentro da mente e da vida da protagonista, acompanhando ela a cada nova decisão, passo ou escolha. Foi realmente como estar presente, vivenciando cada dia ao seu lado. As conversas com as amigas, a descoberta de como amar, o inicio do namoro e por ai vai... A autora não poupou detalhes, as cenas são descritas com muito rigor e de maneira rica. Por essa razão é muito fácil identificar os cenários e analisar cada tema debatido.

A história não foca apenas nos conflitos dos personagens principais, a autora foi cuidadosa ao dar vida aos personagens secundários e permitir que eles tivessem participação ativa, debatendo cotidianos e problemas que eles enfrentam. Era como ler uma novela, (Bem escrita, não confunda com as novelas da Globo atuais) com muitos personagens e situações diversas, onde nos identificamos e reconhecemos nossos amigos e familiares também.

O livro trás a essência do amor. A descoberta dele, o processo verdadeiro aquele de conhecer a pessoa, a dúvida, a entrega, a conquista, vai relatando os medos, as pequenas brigas, intrigas, problemas que apenas nossas mentes criam e nos escravizam. Faz-nos questionar se existe o momento certo para cada coisa, e descobrimos que nada está sob nosso controle. O futuro pertence a Deus, ao destino ou ao que você acreditar, e independente do quanto você se esforçar, se dedicar ou tentar controlar as situações a sua volta, você não tem esse poder, se tiver que acontecer, apenas irá e você não poderá impedir.

Eu sou um homem apaixonado e apaixonados fazem amor o tempo todo, até com os olhos...


Lendo esse livro eu também me dei conta de que nunca estamos verdadeiramente satisfeitos com nada, se ganhamos algo realmente grande, um amor maravilhoso, reconhecimento no trabalho, ficamos inseguros pensando que não somos dignos ou merecedores, e ao mesmo tempo, se só temos problemas, se o fardo está grande, também estamos questionando e reclamando. Por essa razão, é preciso buscar o equilíbrio, focar no que realmente é importante e no que te faz bem e tentar esquecer o resto, parar de analisar cada pequeno detalhe e apenas aceitar que a vida é feita para ser vivida com intensidade, aproveitando cada segundo como se fosse o último, já que o futuro a Deus pertence.

A verdade é que a vida é uma caixinha de surpresas, é cheia de altos e baixos e infelizmente nem sempre estamos preparados para lidar com isso. Muitas vezes nos questionamos, “Por que Eu?”, mas a verdade é que deveríamos pensar: “Por que NÃO Eu?” (Aproposito esse é o nome do segundo volume da trilogia), a tempo para todas as coisas, tempo para ser feliz, para amar, para aprender, crescer e até para cair.

Confesso, que quando li a sinopse pensei, que poderia ser um livro feminista, talvez autoajuda, com pontos de vistas extremamente firmes sobre como a mulher moderna deve agir, ser. Mas me enganei totalmente. Por que Eu? É um livro sobre a vida real, sobre relações familiares, a importância da amizade, de se cercar por pessoas que realmente te amam, é sobre aprender a se amar, amar ao próximo, valorizar o dom da vida, valorizar o momento e a plenitude da descoberta da beleza por trás de tantas decisões e consequências que temos que conviver ao longo dos nossos dias. É um livro para ser lido com calma, tranquilidade e mente aberta, é preciso absorver as palavras, aprender com cada ensinamento ou citação, é preciso vivenciá-lo, explorar e extrair tudo quanto a autora está disposta a te oferecer. E então apenas desfrutar. Além de ser um romance gostoso e bem explorado, Por que Eu? É um livro de aprendizado. E eu terminei essa leitura me sentindo renovada e mais confiante.

Se eu morrer amanhã, morro feliz, amor. E isso é a prova de que eu estou fazendo a coisa certa...

Sinélia Peixoto ganhou todo meu respeito e admiração, estou completamente ansiosa para ler o próximo livro e descobrir as surpresas que a autora nos reserva, já estou me preparando para continuar sorrindo e chorando, para ter todas as minhas emoções e sentimentos colocados a prova, porque tenho plena convicção de que não devo esperar nada menos dela, do que uma obra completa e linda.

Espero de coração ter conseguido transmitir ao menos um pouquinho do quanto esse livro me tocou e de que, de alguma forma tenha despertado em você a curiosidade para lê-lo.

A felicidade é uma decisão... Se conseguir ser sempre carinhosa e amorosa, o resto vem fácil. Ame-o e só!

P.S. Eu optei por não focar demais nos personagens e no romance em si, para que ao ler você pudesse descobrir e se apaixonar por esse casal lindo, em poucas palavras para não deixá-las apenas na expectativa eu vou dizer que Elizabeth poderia ser você ou sua melhor amiga, ela é uma mulher comum, de personalidade marcante e batalhadora, tentando conviver com seus próprios medos e inseguranças, sem nunca deixar de ser forte. Já Antônio é lindo, seguro e muito determinado, um homem realista, buscando deixar a vida de solteiro de lado e se concentrar em uma família. Um homem disposto a aprender e a ensinar, mostrando que amor a gente conquista dia após dia com dedicação e boa vontade.

Fica aqui meu apelo, leia e se permita se apaixonar, se envolver por essa personagem tão cheia de vida e com tanto a nos ensinar. 



Até a próxima! Bye.


CONVERSATION

2 comentários:

  1. Agradecemos a resenha e adoramos fazer parte desse momento. Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. A resenha me empolgou. Não vejo a hora de ler esse livro!

    REDES SOCIAIS
    Perfil do Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100009124973250
    Página do Facebook: https://www.facebook.com/filosofodoslivros
    Blog: http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/
    Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCwERcNAl7UuKYL6gJrISoLw
    Skoob: https://www.skoob.com.br/usuario/2414346

    ResponderExcluir

Back
to top