[COLUNA LITERÁRIA] Desafio Históricos e Eu - Sexta Meta

27 junho 2016


Oi gente, tudo bem com vocês?

Eu estou ótima. Demorei a ler um livro para o #DesafioHistóricoseEu, mas enfim li, e o item escolhido é:

 – Ler um romance histórico que o título comece com a inicial do seu nome.

O livro escolhido é Cartas do Passado da autora Lucy Vargas. Também poderia ser o item de autora nacional, mas achar um livro que começa com a letra C é muito difícil.


Já vou falar duas coisas: é INCRÍVEL e não é uma leitura FÁCIL!


Venha conferir...




CARTAS DO PASSADO - Lucy Vargas

Sinopse: Recém–formada, desempregada e com a conta zerada, Luiza recebe uma proposta de emprego em um castelo medieval nos confins da Inglaterra. Sem opção, ela parte de Londres com tudo que tem. O castelo vai virar um hotel e ela vai trabalhar justamente no museu arruinado dos Warrington. Tudo a sua volta grita abandono, até os antigos escritos do último dono do castelo chegarem às suas mãos e lhe contarem outra história. O conde de Havenford foi um homem sofrido e solitário. Assassinado ainda jovem, seu povo foi abandonado e seu castelo destruído. Perdida entre o presente, o passado, a vida do conde e a sua, Luiza vai aprender que a história vai muito além dos livros. Mas antes que o fim seja escrito, ela vai precisar de muita coragem para salvar não apenas a vida do conde e de todos no castelo, mas a sua também. Tenha coragem, desafie os fatos e vista as roupas da lady mais atípica que já pisou em um castelo. Prove que o amor nasce onde menos se espera e entre de cabeça nessa história. As próximas cartas podem ser para você.
 SKOOB AMAZON ❤ FÍSICO 
O livro começa contando a história de Luiza em 2012. Que recém-formada em museologia vai trabalhar em um castelo que está abandonado há séculos e que vai virar um museu. Ela trabalha na parte dos arquivos. O último conde e senhor do castelo era um homem culto, e apesar de que no século XV não era usual para os senhores dos castelos escreverem, o Conde de Havenford tinha o muito ferrenho em escrever sobre sua vida e hábitos dos castelos.

Com a leituras desses documentos, Luiza descobre que o conde foi um homem muito sozinho. Ele perdeu vários filhos, pois sua esposa era sua prima de primeiro grau, e quando ela tem um filho de outro homem, não aguenta a culpa e se joga de uma das torres do castelo. Jordan, o conde, se torna solitário, triste. Luiza sabe que ele foi morto muito jovem, não deixou herdeiros, e sua terra passa a ser comandada por um primo que exauriu todas as possibilidades de crescimento.

Saber de tudo isso mexe com Luiza. Ela fica tocada por tanta tristeza, e em meio a documentos, escreve em uma das suas anotações uma carta ao conde. Por brincadeira, sua vida muda completamente.

“Para tentar aplacar um pouco da sensação de impotência e de quase dor pelo que ela sentia a cada vez que lia as palavras solitárias do conde, Luiza pegou a caneta que usava para anotações e escreveu uma resposta a ele em seu bloco. Era apenas algo que ela gostaria de ter escrito a ele, uma fantasia.

Meu estimado suserano,
Milorde deveria ir passear pelos tais campos verdes. Deixe a lady de lado e procure um cavalo para exercitar. Se os defeitos são assim tão aparentes, que dúvida ainda pode haver? Por aqui também não há fogo há semanas, aliás, se me permite dizer, não há nada. Nem frutas.
Simplesmente não cometa o mesmo erro.

Minha estimada lady,
Com todo respeito, não a conheço o suficiente para lhe enviar minhas anotações pessoais. Em todo caso, agradeço a preocupação. Se me disser de onde enviou esta missiva, posso mandar entregar–lhe algumas frutas como sinal de cortesia.
E eu não cometo o mesmo erro duas vezes.
J. D. Warrington”

Por um milagre do destino, uma ação divina, ou sei lá o que, sua carta foi respondida. Ela não acredita naquilo, e mesmo estando crente que caiu em uma brincadeira, continua a se corresponder com o conde.

Apesar da loucura da situação, Luiza e Jordan se tornam confidentes. Naquela época se corresponder assim com uma mulher, era como um firmamento para um compromisso. E eles realmente se envolvem!

É louco isso né? Pode parecer que contei o livro todo, mas tudo isso acontece no primeiro e segundo capítulo!

Não sei dizer como, porquê, ou que raio aconteceu, mas Luiza para no século XV, no corpo de Elene, com pensamentos e memórias da Luiza! E logo de cara se encontra com Jordan Devan Warrigton, o Conde de Havenford! Ai gente é muito amor! Meu coração fica acelerado só de tentar contar isso para vocês!

Cartas do passado não é nada como Perdida da Carina Rissi que também tem a temática de voltar para o passado. É muito mais intenso e real. Lucy Vargas conta todos os pormenores da época, as batalhas, os obstáculos, e todas as dificuldades, e isso pode deixar a leitura menos fluída. O livro é grande, porque conta todos os anos que Luiza passa ao lado de Jordan, tentando mudar seu destino, porque sabe como e onde seu conde será ferido e morto.

Sou completamente apaixonada por essa história mágica. É a segunda vez que leio em dois anos, e com certeza é um dos meus livros preferidos da minha vida. Terminar o livro com suspiros, depois de risos, lágrimas e muito amor não é para qualquer um. A autora com certeza escreveu um presente aos leitores!

Espero que tenham gostado da dica desse mês, e dê uma chance a Cartas do Passado. Não conheço ninguém que não tenha amado.

“O prazer da conquista é inevitável. E só concedo clemência após rendição total e irreversível.” – J.D. Warrington




Beijos e até a próxima!


7 comentários

  1. Ahhh! Eu amei a premissa do livro, por ser tão intenso, tão real e cativante. Já anotei aqui o nome dele para ler mais tarde, simplesmente amo romances de época! Também estou fazendo o desafio. Abraços!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que máximo Miriã. Irei lá conferir. Obrigada pelo carinho. Beijooos.

      Excluir
  2. Oi!
    Gosto muito de romances históricos e não conhecia esse. para falar a verdade, conheço pouco da literatura nacional.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, precisa conhecer a escrita da Lucy ela é maravilhosa. <3

      Excluir
  3. Sou completamente apaixonada por esse livro, foi presente de uma amiga e é sem dúvidas um dos melhores que já li, mudou o jeito como eu via os romances super indico, a e tem continuação Cartas para a Condessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele realmente é lindo. Estou bem ansiosa para ler a sequencia. Beijos.

      Excluir

© BLOG ATITUDE LITERÁRIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por