[RESENHA] Sem Filtro - Marcela Tavares / Editora Novo Conceito

22 julho 2016




SEM FILTRO - Marcela Tavares

Sinopse: A atriz Marcela Tavares não pediu para ser uma das vozes mais ouvidas da internet. Ela não entrou na fila dos youtubers, não foi lançada por algum famoso e nem fez promessa para conseguir o sucesso a todo custo. Ela apenas ligou a câmera, falou com liberdade e muito bom humor o que vinha à cabeça, e, em menos de seis meses, sua página no Facebook já era uma das mais acessadas da internet brasileira. O quadro “;Marcela Sem Filtro”;, conhecido por pessoas de todas as idades e classes sociais, tornou-se um grito de longo alcance, representando a voz de muitos brasileiros e até mesmo espectadores de outras nacionalidades. E agora, com mais humor do que nunca, no livro que está em suas mãos. Numa época em que dizer o que se pensa torna-se quase um crime inafiançável, a pequena genial, armada apenas com um celular e grandes olhos verdes, faz a cada semana uma verdadeira revolução nas redes sociais.
*livro cortesia da editora parceira. 
 SKOOB ★ AMAZON ★ COMPARE&COMPRE 
Dona de uma personalidade forte, língua afiada e opiniões expressivas. Marcela Tavares é ousada, incisiva e não dá a mínima para o que pensam a respeito dela. Como todos sabemos, no Brasil viver de arte é privilégio de alguns, por isso sendo atriz e comediante, se jogou no youtube buscando uma maneira de expor seu trabalho e encontrar seu lugar ao sol. Porém, foi diante de uma atitude impulsiva de despejar ao mundo sua opinião sobre determinado assunto - já que estava de saco cheio -, que acabou postando um vídeo no facebook, assim de maneira despretensiosa, gravado em seu celular mesmo e BOOM, viralizou e desde então, não parou mais.

”Uma voz gritada pode ser ouvida muito longe daqui, muito além do que poderia imaginar quando liguei a câmera. O Sem Filtro estava correndo não só o Brasil (Mansão e Favela), mas o mundo. Se bobear, tem até um esquimó, encolhidinho no seu iglu, olhando a minha cara no celular neste exato instante.”

SEM FILTRO é um reflexo perfeito de quem é a Marcela hoje. O livro que é narrado de maneira bem-humorada, nos conta como ela foi parar no youtube e no facebook. Revelando também como foi à criação dos quadros em seu canal e como ela lida com todo o assedio positivo e negativo, que veio junto com a “fama”. Mas, é importante salientar que não chega a ser uma biografia, os relatos sobre sua vida são poucos e estão mais ligados a sua busca por descobrir o que gostaria de ser e como conseguir sobreviver em sua profissão.

Confesso, quando vi que o livro seria publicado fiquei com um pé atrás, porém fiquei curiosa para saber, o que ela teria a contar. Apesar de acompanhar o canal da Marcela, não concordo com tudo o que diz e em alguns momentos a julgo extremista e radical, porém ao ler sua obra conheci um outro lado da pessoa em si que me encantou. Marcela é assim como qualquer outra pessoa “normal”, que batalha dia após dia, que sai a luta e que só quer poder trabalhar fazendo o que gosta. Que diante de portas fechadas, precisou recorrer ao que tinha em mãos, em seu caso, um celular, muita, MAS MUITA coragem e uma dose de acidez, misturada com comédia.

“Então, fica um conselho: não olhe para os números antes de gravar. Olhe apenas o fundinho da sua consciência, da sua vontade, da sua verdade e do seu conhecimento para encontrar o tema que você realmente quer gravar. Não adianta pegar uma prancha e seguir a mesma onda do campeão mundial de surf, é necessário primeiro saber se você consegue surfar nessa onda e ficar de pé, se manter no mar sem morrer afogado.”

Ainda sou daquelas que acredita que o peixe morre pela boca, e apesar de admirar sua coragem de falar sobre qualquer assunto sem filtro algum, penso que isso a fará ter sérios problemas. A verdade é que as pessoas não gostam da sinceridade crua, assim como se incomodam com aqueles que possuem uma opinião para tudo e que a joga aos quatro ventos sem se importar com as demais opiniões. Mas é aquilo, nenhuma verdade é absoluta. E mesmo que você não concorde, precisa respeitar. E viva o bom senso, que serve como dosador.

“Nem todo mundo admira a verdade. Nem todo mundo é real. Nem todo mundo vai amar, você por ser original. Nem todo mundo é todo mundo como você gostaria que fosse.”

De modo geral a leitura é muito agradável, rápida e você lê o livro em poucas horas, a sensação que temos é de estarmos sentado ao seu lado, enquanto ela fica lá tagarelando. Seguindo a linha dos livros de youtubers, ele é repleto de imagens e uma diagramação mais divertida. Como disse anteriormente, o livro me surpreendeu de maneira positiva pois além de todo o conteúdo Marcela de ser, ele nos proporciona algumas reflexões, conforme a autora nos dá aquelas cutucadas básicas. Porém, uma coisa é certa, se você NÃO GOSTA da Marcela e seu jeito de falar, provavelmente não vai curtir seu livro, pois ao ler é impossível não imaginá-la falando. Maaaas, sempre é bom ler e tirar suas próprias conclusões, vai que...




Até a próxima! Bye.
Image and video hosting by TinyPic

Um comentário

  1. Oi Biia, sabe que eu não sei quem é ela? Vou dar uma olhadinha antes de decidir se quero ou não ler esse livro.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir

© BLOG ATITUDE LITERÁRIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por