[RESENHA] Três Coisas Sobre Você - Julie Buxbaum / Editora Arqueiro

19 julho 2016




TRÊS COISAS SOBRE VOCÊ - Julie Buxbaum



Sinopse: Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante...
* Cortesia da Editora Parceira. 
✐ SKOOB ✐ AMAZON ✐ COMPARE&COMPRE 


Adolescente sempre vai enxerga um pingo no i como uma frase inteira, uma faísca como um incêndio, uma pequena gota d’água como uma tempestade. É de sua natureza sofrer intensamente, dramatizar qualquer situação, agir por impulso e sofrer depois por não ter pensado melhor, viver com as emoções a flor da pele e sentir como se tudo estivesse sempre a ponto de explodir.

Jessie perdeu sua mãe há alguns anos e ainda tenta de alguma forma se ajustar na vida sem ela ao seu lado. Aos dezesseis anos morar somente com seu pai não tem sido exatamente fácil, mas ela conta com sua melhor amiga, que sempre está ao seu lado a apoiando, o problema é que tudo isso está ameaçado. Após retornar de uma suposta viagem de negócios, seu pai anuncia que se casou novamente e que eles irão se mudar. A questão é, e agora?
"Fico deitada, fecho os olhos. Mando um desejo para o universo. Não para Deus, porque, se ele existe, já me ignorou muitas vezes."

Recomeçar nunca pareceu mais difícil. Los Angeles é seu novo endereço. Lá se depara com uma nova realidade, sua madrasta – Rachel - é rica, uma produtora de cinema e para deixar tudo mais interessante também tem um filho – Theo -, que assim como Jessie não parece muito satisfeito em ter uma nova família. Se as dificuldades de adaptação já não fossem ruins o suficiente em casa, Jessie precisa encarar seu novo colégio, que está repleto de gente rica e superficial, como já é de se esperar seus primeiros dias são desastrosos e ela já não tem tanta certeza se vão melhorar. É então que algo inesperado atrai sua atenção, um e-mail enviado por indivíduo que se identifica como Alguém/Ninguém, oferecendo ajuda. Sua primeira reação é ignorar, afinal de contas pode ser uma piada, alguém tentando humilhá-la. Porém, o que tem a perder? Uma ajuda será mais do que bem-vinda e então que uma bela amizade, baseada em “meio” anonimato surge.

Os e-mails entre AN e Jessie passam a se tornar frequentes, deixa de ser apenas pela ajuda e eles começam a compartilharem muito mais sobre si mesmo, descobrindo que possuem muito mais em comum do que se quer imaginavam. Revelando a Jessie que mudar não é de todo ruim.

“Os dias perfeitos são para pessoas com sonhos pequenos, possíveis de serem realizados. Ou talvez para todos nós eles só aconteçam em retrospecto: só são perfeitos agora porque contêm alguma coisa irrevogável irrecuperavelmente perdida.”

TRÊS COISAS SOBRE VOCÊ, te convida a acompanhar uma nova etapa na vida de Jessie e crescer junto com ela. Passamos a viver seu dia a dia, seus medos, inseguranças, luta por adaptação e sentimentos conflitantes. Jessie está se redescobrindo, descobrindo o amor, a atração, como criar novas amizades e se reconectar com seu pai.

Confesso, amei a obra. Ela é fofa, delicada e muito bem construída. Jessie me conquistou por sua maneira leve de levar a vida, sem se jogar nos típicos dramas adolescentes e ainda que tudo a sua volta esteja ruindo, ela é muito independente e forte. Não é fácil passar por tudo que passou e ainda está passando e ainda assim, encara tudo de cabeça erguida. Amei também, o modo como à autora criou a amizade entre ela e Théo, claro que o início é difícil, são desconhecidos que passam a dividir o mesmo teto, porém à medida que passam a se conhecerem melhor e desvendam mais um sobre o outro, um vínculo se cria e quando nos damos conta, já estamos nos divertindo com a amizade entre eles. Quanto a AN adorei, os e-mails trocados, o mistério que ronda sua identidade, a amizade se transformando algo a mais e como ele e a Jessie lidam com isso. E não posso me esquecer dos personagens secundários que só abrilhantaram a obra ainda mais. Me diverti, me emocionei e fui capaz de voltar a minha adolescência e encontrar detalhes semelhantes que me trouxeram um sentimento de pura nostalgia.

“— Não sou dos piores — responde Ethan, e ali está o seu súbito sorriso pateta de novo.Tão iluminado e lindo que é como olhar direto para os sol.”

Falando sobre perda, amizade, relações familiares, adaptação e aceitação, a autora nos proporciona uma leitura fluída, divertida e viciante. Julie tem uma escrita gostosa, uma narrativa envolvente e soube tratar de assuntos dolorosos com muita sutileza. O enredo me surpreendeu, confesso que esperava algo totalmente diferente e amei estar enganada.

À Editora Arqueiro parabéns, a capa está linda, a diagramação simples e impecável, a qualidade do material indiscutível. O livro era a grande aposta da editora e acredito que acertaram em cheio.



Para os fãs do gênero Young Adult, fica mais que RECOMENDADO. E para aos demais que ainda não conhecem o gênero, mas que pretendem dar uma chance, fica a indicação.


Até a próxima! Bye.
Image and video hosting by TinyPic

3 comentários

  1. Oi Biia! Desde que eu vi esse livro fiquei com vontade de ler, e com a sua resenha que está muito bem feita, minha vontade só fez aumentar.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Olá. Desde que soube do livro fiquei muito curiosa para ler e já é a segunda resenha que falam que o livro é lindo. Eu estou ansiosa para ler mais ainda agora, adoro dramas adolescentes e personagens que mesmo assim não se deixam abalar.
    Beijos! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii a leitura é muito gostosa. O enredo é levinho acredito que irá gostar bastante. Beijos.

      Excluir

© BLOG ATITUDE LITERÁRIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por