[RESENHA] Mil Beijos de Garoto - Tillie Cole / Planeta de Livros Brasil



MIL BEIJOS DE GAROTO - Tillie Cole

Sinopse: A estreia de Tillie Cole no Brasil, com o livro finalista em 2016 do Goodreads Choice Awards. Um beijo dura um instante. Mas mil beijos podem durar uma vida inteira. Um garoto. Uma garota. Um vínculo que é definido num momento e se prolonga por uma década. Um vínculo que nem o tempo nem a distância podem romper. Um vínculo que vai durar para sempre. Ao menos era o que eles imaginavam. Quando, aos dezessete anos, Rune Kristiansen retorna da Noruega para o lugar onde passou a infância – a cidade americana de Blossom Grove, na Geórgia –, ele só tem uma coisa em mente: reencontrar Poppy Litchfield, a garota que era sua cara-metade e que tinha prometido esperar fielmente por seu retorno. E ele quer descobrir por que, nos dois anos em que esteve fora, ela o deletou de sua vida sem dar nenhuma explicação. Este romance, finalista do Goodreads Choice Awards 2016, marca a estreia da adorada escritora Tillie Cole na ficção young adult. É também seu primeiro livro publicado no Brasil.

Sempre imaginei o AMOR como algo superestimado, como se as pessoas depositassem sobre ele mais valor e expectativa do que realmente merecia. Minha mãe costuma dizer que sou a pessoa mais contraditória que existe, aquela que ama ler romances, que escreve romances, mas que na vida real não o encara com bons olhos, nem acredita em seu real significado. Agora imaginem minha total redenção e surpresa ao ler uma obra que plantou em meu coração o verdadeiro significado de AMAR.

Preciso avisar desde já que essa não será uma resenha comum, principalmente porque o livro em questão é extraordinário e surpreendente, o que torna falar sobre ele um grande desafio, você precisa embarcar nessa leitura de olhos vendados e coração aberto, por essa razão irei focar principalmente nas minhas emoções, no que senti e vivi ao longo de cada capítulo ao invés de mergulhar em seu enredo.

MIL BEIJOS DE GAROTO é como o AMOR, não somos capazes de explicar, de dissecar, de dar uma forma, é algo que apenas sentimos, algo único, precioso e raro, que reflete direto dentro do coração, que toca a alma, mas de maneira particular, a experiência tanto do amor, quanto da leitura é individual, acalenta, reluz, transborda, inspira mas de modo diferente para cada pessoa. Uma verdadeira EXPLOSÃO de emoções.

Rune e Poppy se conheceram ainda crianças quando a família de Rune se mudou para a casa ao lado da de Poppy. A pequena garotinha radiante pulou sua janela e correu em direção ao garoto carrancudo, não foi preciso muito para que rolasse uma identificação e ali mesmo selaram um acordo, haviam se tornado melhores amigos. Uma amizade inabalável e forte. Dois jovens que ao crescerem, compartilharam altas aventuras, desafios, sorrisos e lágrimas tornando-se cada vez mais inseparáveis. Com o passar dos anos a amizade simples, perdeu espaço para um sentimento mais poderoso - o amor -, e ainda que com pouca idade, a convicção de ambos em relação ao que sentiam era poderoso. Nada parecia ser capaz de entrar em seus caminhos, nada poderia atrapalhar o destino que já estava traçado, Poppy e Rune para o sempre e sempre. Entretanto o que estava tão perfeito sofreu uma rachadura, até que se quebrou em um milhão de pedaços. Poppy e Rune foram obrigados a se separarem.

Não precisei ler mais que um capítulo para saber que a trama seria arrebatadora, mas confesso: Não estava preparada para a tempestade de emoções que estava por vir.  Não foi uma leitura fácil, teve momentos em que precisei interrompe-lá, lavar o rosto banhado de lágrimas, respirar fundo e somente então voltar. Mas isso não é em virtude da narrativa da autora que é primorosa e excepcional, mas sim, pela intensidade, crueldade e veracidade dos fatos. Poppy e Rune nutrem um amor tão intenso, voraz, sincero, puro e verdadeiro. Um amor que nasceu de uma amizade, que desabrochou com o passar dos anos e que se transformou em algo tão intenso, infinito e contagiante, que é como se tal sentimento tivesse o poder de sair das páginas do livro e se impregnar em nosso coração.

“Mostrou que o amor era simplesmente a tenacidade em certificar-se de que a outra metade de seu coração sabia ser adorada de todas as maneiras. Em cada minuto de cada dia. Que o amor era a ternura em sua forma mais pura.”

Poppy é um ser iluminado, existe algo na jovem que a diferencia das demais pessoas. Ela se destaca pelo espírito alegre, alma vibrante, fome de viver e se aventurar. Ela ama a vida em sua essência, enxerga o mundo através de seus pequenos detalhes, nada abala sua fé, é forte, destemida e disposta a enfrentar qualquer obstáculo que ousar entrar em seu caminho. Rune por sua vez... é bem gente como a gente, suas reflexões, medos, inseguranças, anseios, seus gestos de amor, seu aprendizado e amadurecimento, é encantador. Dois jovens que com pouca idade possuem maturidade, certezas e força de gigantes. Que ensinam, inspiram e transformam até um coração gelado. Acompanhá-los é como viver uma montanha-russa de emoções, torcemos, sofremos, choramos, sorrimos, vibramos, lutamos, oramos e nos despedaçamos, é impossível não se entregar a leitura de corpo e alma.

“(...)— Eu sou essa garota Rune. A que espera a tempestade passar simplesmente para vislumbrar um arco-íris. Por que ser infeliz quando você poder ser feliz? É uma escolha óbvia para mim."

MIL BEIJOS DE GAROTO, transborda a cada palavra. É doloroso, mas é real. É marcante, vibrante, repleto de ensinamentos. É o tipo de leitura que todos deveriam fazer pelo menos uma vez na vida, para quem sabe ser capaz de contemplar o hoje como ele realmente é, de olhar para os pequenos detalhes e os valorizar, para aprender a agradecer e viver um dia de cada vez com tudo que se tem. Chorei do inicio ao fim (E que fim foi esse? Perturbador e perfeito), mas o que tenho a dizer a vocês caros leitores, é que ainda que a jornada seja angustiante, o destino sempre será surpreendente e porque não... fabuloso.

“(...) Poppy e Rune. Duas metades do mesmo todo.”

Amor é algo que ninguém jamais irá ser capaz de explicar, definir e medir, porque ele não pode ser descrito por meio de palavras, amor não é apenas um sentimento, não é algo palpável. Amor são atos, atitudes, ações, é a fantasia se tornando realidade, o querer, o tomar, o doar, o sentir, o ser, o sacrificar, o apoiar, o salvar, o transformar. E MIL BEIJOS DE GAROTO, é tudo isso elevado ao quadrado.

Tillie Cole possui uma narrativa única. O enredo é muito bem construído, com cenários bem explorados e personagens apaixonantes. Sua sensibilidade lhe permite explorar cada detalhe, se aprofundar em cada emoção, ela explora a natureza humana e a crueza de seus sentimentos. Enlaça, atrai, domina e antes que possamos nos dar conta, já estamos drenados, despedaçados e transformados. Não fui capaz de fazer jus a obra, de apresentar a vocês uma resenha que se equiparasse a sua grandiosidade. Mas irei ficar na torcida por sua leitura. Para que você não seja como eu, que não tenha medo de encarar essa obra, pois cada página, cada lágrima, cada momento, vale a pena.


Parabéns a Editora Planeta de Livros Brasil pelo trabalho maravilhoso. Capa linda, diagramação simples e delicada. E obrigada por nos presentear com essa bela publicação.

Ficha técnica:
Romance - Jovem Adulto  | Cortesia Planeta de Livros Brasil | 397 Páginas  | 2017 | Classificação: 5/5  | Skoob

Até a próxima! Bye.

CONVERSATION

12 comentários:

  1. este livro é o amorzinho da minha vida, eu amo tanto, já li 3 vezes e não consigo expressar em uma resenha os meus sentimentos, por isso ainda não postei. Oh vida de leitora de ressaca viu? Parabéns pelo layout novo Biia, muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiiiiii, Diana é bem isso mesmo. Não tem como colocar em palavras o que é esse livro. Não sei se consigo ler ele de novo, pelo menos não tão cedo kkkkkkkkkkkkkkk, chorei demais. Socorrooo, meu coração ficava apertadinho.
      Obrigadaaaaaaaaa, O Layout ainda vai sofrer umas alterações pequeninas, mas fiquei bem feliz em poder dá uma cara nova para ele, estava precisando de um gás sabe. kkkkkkkkkkkk Renovar as forças.
      Beijoooooooooos

      Excluir
  2. Oi, Biia. Eu comprei o livro tem quase duas semanas mas ainda não tive coragem de ler. Sei que vou chorar e sofrer horrores com ele e não sei bem se estou preparada. Só vejo elogios da obra, mas ainda assim não me sinto pronta para a enxurrada de emoções que tenho certeza, irei sentir.
    Beijo!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriã, ele é perfeitooooooo, mesmo com todas as lágrimas vale muito a pena. Vou ficar aguardando sua leitura e ver sua reação.

      Beijoooooooooooooos.

      Excluir
  3. Parabéns meu amor, resenha mais que perfeita, porque suas palavras vieram do coração, da sua alma!!! Tô tãoooooo feliz que você leu! Sabe o quanto eu AMO AMO AMO LOUCAMENTE ele!!! <3
    Obrigada por me fazer suspirar e reviver tudo o que passei quando li!

    Amo você!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Driiiiiiiiiiiiii, enfim criei coragem e me joguei. É tão LINDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, intenso e cheio de AMOR. Se parar para falar dele volto a chorar kkkkkkkkkkk.

      Muitooo feliz que tenha gostado. Foi feita de todo coração.

      Beijooooos.

      Excluir
  4. Olá!
    Nossa sua resenha foi muito tocante e com certeza lerei esse livro.
    Parabéns ♥
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooiii Raissa.
      Muitooo feliz que tenha gostado. Leia sim, é maravilhoso.
      Beijoooos

      Excluir
  5. Oi Bia, e você escreveu uma verdadeira poesia em forma de resenha, tá muito linda e encantadora e imagino que o livro seja exatamente isso, lindo, encantador e triste também já que te levou as lágrimas. Tô com ele na fila e adiando um pouco a leitura por ser medrosa e por saber que vou me desfazer em lágrimas também haha... Mas sei também que vai ser uma experiência maravilhosa como foi contigo <3
    Resenha top! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooooiii Lili.
      Aiiii minha linda, esse livro é únicoooo, ele é incrível de várias maneiras diferentes. Vai chorar muito, não vou mentir. Mas cada lágrima vale a pena.
      Se ler me conta o que achou.

      Beijoooooooos

      Excluir
  6. Esse livro e mágico é perfeito, eu o li a 1 ano atras em ebook, você descreveu perfeitamente e de fazer o coração explodir eu sou apaixonada pela Tillie Cole, espero que a Editora Planeta traga todos os livros dela para o Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Roberta.
      Simmmmmmm, esse livro é maravilhoso em todos os sentidos. Estou ansiosa por mais obras da autora, na torcida para que a Planeta não economize e traga logo todos.
      Beijoooooooos.

      Excluir

Back
to top