RESENHA: Não Confie em Ninguém – Charlie Donlea | Faro Editorial


Hoje faz exatamente dez dias que conclui a leitura deste livro e até agora estou remoendo este enredo e as muitas emoções conflitantes que ele me despertou. CHARLIE DONLEA tem esse poder sobre seus leitores, ele nos envolve tão profundamente que é como se fundíssimos com a história e aceitar o final se torna algo amargo. NÃO CONFIE EM NINGUÉM me levou do céu ao inferno, me fez amá-lo e odiá-lo na mesma intensidade e ainda assim, se tiver que o definir em uma única palavra seria genial. É a primeira vez que uma obra sua me fez desejar dar cinco estrelas, ao mesmo tempo em que quero lhe dar duas, totalmente contraditório eu sei, e isso é mérito total de uma narrativa envolvente, surpreendente e chocante. De um autor que não teve medo de ousar, de pegar todos os clichês e jogar pela janela, nos deixando assim... Surpreendidos e decepcionados, vibrando e surtando a cada palavra.

Sidney Ryan ficou famosa após apresentar ao mundo três documentários investigativos onde reabria casos que acreditava ter gerado condenações injustas. Deste modo mergulhava de cabeça nos arquivos e buscava por detalhes que poderiam ter passados despercebidos mudando assim o rumo da investigação e resultado final do julgamento. Tamanha notoriedade atraiu a atenção de diversos prisioneiros que queriam uma segunda chance, ainda que não fossem tão “inocentes” assim, mas Sidney tem o cuidado de escolher apenas os que realmente a intrigam e lá no fundo sente que pode ter algo a mais. Sua intenção não é soltar ninguém, forjar uma história apenas para ganhar audiência, sensacionalismo, ela busca a VERDADE e somente isso. Portanto, não foi surpresa alguma receber diversas cartas ao longo dos últimos anos de uma americana que foi julgada e condenada em outro país e a dez anos cumpri pena lá, mas que alega convictamente que é inocente.

Grace Sebold viu toda sua vida virar de cabeça para baixo de uma hora para a outra. Seu namorado foi encontrado morto e ela é a principal suspeita, ou melhor, a única e por consequência, julgada e condenada. Dez anos após sua prisão não lhe resta muito mais o que fazer, suas apelações se esgotaram e o único fio de esperança que ainda nutre está depositado sobre a figura de uma cineasta a quem envia muitas cartas pontuando as falhas da investigação do seu caso, ou seja, sua condenação injusta. Não que ela acredite que Sidney irá lhe dar atenção, mas já que é sua última tentativa, porque não arriscar?!

“ — Sabe o que promotores dizem por aqui? Qualquer promotor consegue condenar um culpado, mas é necessário um promotor especial para condenar um inocente.”

Que livro INCRÍVEL, realmente maravilhoso e muito bem escrito. O enredo é tão minucioso, bem construído que nos envolve com facilidade, como mencionei no inicio desta, é como se fundíssemos na trama nos tornando parte da história. Sidney é uma mulher forte, que sabe o que quer e que não polpa esforços para buscar a verdade, seja ela qual for. Reabrir o caso de Grace é um grande desafio, ela conhece os riscos, o peso que têm sobre os ombros ao contestar a inocência de uma condenada, afinal de contas, ela só tem a palavra da acusada e o arquivo do caso, e por mais que ela acredite no que Grace está contando e apontando, sempre existe aquela inquietação e sussurros dizendo que talvez ela esteja equivocada. E é isso que acompanhamos, a sede pela verdade, uma jovem que perdeu dez anos de sua vida desesperada pela liberdade, familiares, amigos, uma sociedade inteira te observando e acompanhando cada dia do seu trabalho e fatos que podem mudar TUDO a qualquer momento. E se nada do que for realmente é? E se a verdade estiver sendo distorcida bem diante dos seus olhos? Será que estamos sendo manipulados?. O que posso dizer a vocês, é que nada o que eu diga aqui, irá prepará-los para o que vocês irão encontrar.

NÃO CONFIE EM NINGUÉM, é uma obra inquietante, angustiante, dolorosa, intensa, densa e voraz. Ela irá pegar suas emoções embaralhar e te deixar sem rumo, sem fala, sem reação. Charlea Donlea foi particularmente cruel, sua intenção era nos deixar com um sabor amargo na boca, e ainda assim extasiados diante de uma leitura perturbadora e fantástica. Nós pegamos tão absortos e chocados com as reviravoltas da história que não nos damos conta do virar das páginas, a leitura é dinâmica e muito rápida, ficamos ávidos pelo que está por vir, necessitando descobrir a verdade o mais rápido possível.

Não irei entrar em mais detalhes sobre a história pois não quero estragar a experiencia de leitura de vocês – estou confiante que irão ler -, mas preciso fazer uma menção honrosa aqui. Se você leu DEIXADA PARA TRÁS, irá se recordar da Doutora Lívia Cutty, ela foi fundamental na resolução do que havia acontecido a sua irmã e aqui ela volta e mais uma vez, faz toda a diferença. Sua aparição e voz na história me deixou imensamente feliz e torço para voltar a ver mais dela em outras obras do Charlie. É o tipo de personagem que demoramos para desapegar e que sempre queremos mais. MARAVILHOSA.

Também preciso falar do quando senti a escrita do autor mais madura e rica. Nesse livro ele trouxe um aspecto diferente, a maneira como ele optou por apresentar a narrativa foi diferente dos livros anteriores que até então mantinha a mesma linha e isso me fez sentir mais próxima aos seus personagens.

Outra coisa que desejo compartilhar com vocês é que ao receber o livro NÃO CONFIE EM NINGUÉM, cheguei a uma constatação muito especial. Charlie Donlea, se tornou um dos meus autores preferidos. Descobri isso, pois ao receber o livro, abandonei todo o resto, não me importei com listas, ou ordem que sempre sigo, eu simplesmente peguei o livro e comecei a ler e quando conclui, já queria mais e mais. Ainda que esse livro em especial, tenha feito um estrago em meu coração. Digamos que posso ter dado uma pequena surtada, mas que uma amiga me salvou, obrigada Andrea, por aguentar o meu surto.

Enfim, caros leitores. Se estiverem em busca de uma leitura vertiginosa, viciante, contraditória e repleta de reviravoltas, esse é o livro certo para você. Espero de todo coração que vocês se sintam tão envolvidos e sugados pela história assim como eu, e tenham uma experiencia de leitura única.


A FARO EDITORIAL, fez um trabalho maravilhoso com essa edição. Capa linda, diagramação impecável e todo trabalho editorial muito bem executado. Obrigada por esse carinho.


NÃO CONFIE EM NINGUÉM - Charlie Donlea


Sinopse: O melhor livro de Charlie Donlea - até agora. O destino de Grace Sebold toma um rumo inesperado durante uma tranquila viagem com o namorado. O rapaz é assassinado... e ela é condenada pelo crime. Depois de dez anos na prisão, surge a chance de Grace provar sua inocência ao conhecer a cineasta Sidney. Em um documentário que exibe as falhas do processo, a cineasta questiona se a condenação foi fruto de incompetência policial ou se a jovem foi vítima de uma conspiração. Antes do término das filmagens, o clamor popular leva o caso ser reaberto, mas um novo fato provoca uma reviravolta: Sidney recebe uma carta anônima afirmando que ela está sendo enganada pela assassina. A cineasta começa a investigar o passado de Grace e quanto mais se aprofunda na história, mais dúvidas aparecem. No entanto, agora, o que está em jogo não é apenas a repentina fama e carreira, mas sua própria vida.
Ficha técnica:
Policial, Suspense | Faro Editorial | 2018 | 1º Edição | 352 Páginas | Cortesia | Classificação: 5/5 | SKOOB  - AMAZON

Conheça outros livros autor:

- A GAROTA DO LAGO – Resenha aqui.

- DEIXADA PARA TRÁS – Resenha aqui.

Até a próxima! Bye.

Você pode gostar também...

0 comentários