Treze - FML Pepper | Galera Record


Rebeca cresceu em meio a uma vida de crime e falta de apego. Após a morte de seu pai, a jovem se viu sozinha com uma mãe cética, que nunca fez nada para estreitar os laços com sua filha a não ser envolve-la em sua teia de roubos. Presas a um poderoso agiota, não restam muitas alternativas a não ser aplicar o último grande golpe, aquele que será capaz de proporcionar a elas a liberdade. Tudo está minimamente planejado, ou pelo menos assim pensavam, até que Rebeca conhece madame Nadeje.

Prática, cética e grande conhecedora de golpistas, Rebeca tem certeza que madame Nadeje quer apenas seu dinheiro, e ao contrário de sua melhor amiga Suzy, ela não está nada disposta a pagar pelas previsões de uma charlatã, porém mesmo andando em direção contrária, se vê diante das previsões nada favoráveis e um tanto assustadoras da mesma, principalmente uma que envolve o número treze.

"Desde pequena conheço as artimanhas do crime. A bandidagem foi meu berço e minha escola; o roubo, minha arte. Nasci para isso. Se é um dom ou uma desgraça, ainda não sei"

O problema é que mesmo não acreditando em nenhuma das palavras da cartomante, Rebeca não consegue esquecer sua previsão e passa boa parte do tempo transtornada questionando se seria loucura dar algum crédito a tal. Entretanto, mesmo com todas as dúvidas pairando sobre sua cabeça, dá sequencia ao plano inicial, até que o pior acontece... as previsões começam a se tornar realidade e toda sua vida vira de cabeça para baixo.

Anos se passaram, um novo “trabalho”, uma nova escolha e uma vida marcada pelo medo de uma previsão. Rebeca que antes era completamente descrente, se pega presa nas premonições de uma vidente e vive cada dia tentando juntar pistas do que seria o desfecho de toda essa confusão. E obviamente que não será tão simples assim, afinal de contas, nem tudo que parece, realmente é.

TREZE é uma história sobre se redescobrir diante de dificuldades inesperadas. Sobre alicerces, crenças, escolhas. Sobre sobreviventes, que de alguma forma precisaram se moldar para encarar uma nova realidade. Sobre laços que por vezes são mais poderosos que os de sangue, como por exemplo a verdadeira amizade. Eu gostei muito de acompanhar a jornada desta jovem. Rebeca a principio é muito certa de suas convicções, só acredita naquilo que se pode quantificar, estatísticas e números e acaba sendo surpreendida por “forças” maiores, que viram sua vida do avesso, fazendo com que ela encare novas situações e sentimentos. E é aí que vemos uma menina superficial, crescer e entender que o mundo é sim, uma caixinha de surpresa e que mesmo quando se planeja cada passo meticulosamente, o inesperado está sempre espreitando para te surpreender e desafiar suas escolhas.

“A nossa maior riqueza não são os bens materiais, mas as pessoas que amamos.”

O que mais chamou minha atenção na obra, foi todo o plano de fundo que a autora trabalhou para desenvolver o romance. Como fazer alguém que não acredita no amor, encontra-lo?. Não é fácil desconstruir aquilo que acreditamos ao longo de uma vida inteira, e ser confrontada por sensações e sentimentos tão intensos podem sim assustar. E pra mim essa foi a grande sacada da autora, criar todo um ambiente que acolhesse a protagonista, que a fizesse compreender que existem possibilidades, recomeços e que eles podem ser ainda melhores do que planejamos.

Não vou entrar em detalhes em relação ao romance, porque pra mim, ele é meio que a chave de todo o desenrolar da trama. E não quero dar spoilers.

"Viva o milagre do amor a cada dia, hora e segundo. Não deixe para demonstrar seu carinho amanhã, faça-o hoje; se possível, agora. O futuro nem sempre chega, querida, e deixamos de saborear o que temos hoje em detrimento de algo que não sabemos se vivenciaremos amanhã"

Apesar de acompanhar a Pepper a muito tempo, este de fato é meu primeiro contato com sua escrita e estou de queixo caído. Com uma narrativa leve, fluida e envolvente, Pepper é capaz de nos envolver desde as primeiras páginas e nos mantém refém de seu enredo até o último capítulo. Gostei da maneira como ela constrói seus personagens, as personalidades fortes e opostas, como ela dá dois pesos e duas medidas para cada realidade. Outro ponto que também acho válido ressaltar é que o enredo em si não pode ser rotulado, não se trata apenas de uma fantasia, ou apenas um romance, é uma mescla de ambos, que juntos entregam muito mais do que esperávamos a princípio.



TREZE - FML Pepper


Sinopse: O azar pode ser a sua ruína. A sorte também. Da mesma autora da trilogia Não pare! Rebeca, uma garota sem escrúpulos ou fé, criada para ser uma ladra. Códigos decifrados. Uma conta milionária invadida. Diamantes. Desaparecer do mapa. O esquema para o maior golpe de sua vida é irretocável, perfeito... até encontrar Madame Nadeje, a enigmática cartomante do decadente parque de diversões. Ouvir seus segredos mais íntimos seguidos de profecias perturbadoras, entretanto, não impedem Rebeca de ir adiante e... pagar o preço! Seu mundo matemático e lógico desmorona ao enfrentar as previsões da vidente, e sua vida se transforma em um pesadelo. Caçada por criminosos, a jovem acredita que a saída está no treze, o número agourento lançado em forma de charada que, contra qualquer lógica, é justamente o caminho a seguir e, quem sabe, sua salvação. Karl, um orgulhoso e passional lutador de MMA, passa por uma grande decepção. Incapaz de aceitar derrotas, ele comete um erro estúpido e, de herói, se torna vítima em segundos. Um acidente deixa em seu cérebro um coágulo inoperável que pode se romper num piscar de olhos, a vida por um fio. Determinado a esconder a terrível condição de todos, ele resolve levar uma vida tranquila e passar longe de brigas. Um plano perfeito... até conhecer Rebeca! Por ela, Karl seria capaz de jogar toda precaução pelo ralo, seria capaz de tudo, inclusive aceitar que a derrota pode ser a sua salvação.
Ficha técnica:
Fantasia, romance | Galera Record | 2017 | 1º Edição | 406 Páginas | Cortesia da autora | Classificação: 4/5 | Onde encontrar: SKOOB - AMAZON

Até a próxima! Bye.

Você pode gostar também...

1 comentários

  1. Oi! Menina, eu recebi a obra em parceria com a autora e gostei bastante dessa fantasia urbana, um dos primeiros contatos que eu tive com o gênero e com a autora, ainda mais porque não curto esse estilo e acabei me apaixonando. A escrita da Peeper é incrível!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir