O Casamento – Victor Bonini | Faro Editorial


Aquele arrependimento intenso por ter demorado tanto em ler este livro. Que história, que trama tão bem narrada e construída, que não deixa margens para se quer respirar enquanto aguardamos o tão necessário desfecho. É uma teia, ou melhor, um quebra-cabeça onde as peças estão escondidas por todos os lados e você precisa ir desvendando cada charada para chegar à próxima e somente então encontrar todas as peças e encaixá-las.

O casamento, o dia que deveria ser o mais feliz, inesquecível... quer dizer, inesquecível pelos motivos certos e não por se tornar o cenário de um crime brutal. Plínio e Diana são opostos, se conheceram de uma maneira... complicada, mas ainda assim conseguiram esquecer esses detalhes e criaram um laço de amizade que não demorou em virar amor. Entretanto tal união não é bem vista pela família e até mesmo amigos do casal. E indo contra a opinião de todos, eles decidem se casar. O problema é que no dia de seu casamento alguém é assassinado.

Conrado Bardelli é amigo da família da noiva. Um dos muitos convidados do casamento, só que a motivação do mesmo para estar ali não tem nada relacionado com as felicitações aos noivos e sim para investigar um dos convidados, que vem sofrendo ameaças. Um detetive nada ortodoxo, dono de um humor ácido e sacadas inteligentes, ele não tem medo de dar a cara a tapa, errar e fazer de tudo para chegar à resolução de um caso. Ele só não esperava se deparar com outro crime que pode ou não, ter relação com o qual já estava trabalhando. Agora tendo dois problemas e muitos convidados misteriosos, cheios de segredos e verdades ocultas com os quais lidar, fica a dúvida: Será que a verdade de fato irá aparecer?  Apontamentos óbvios podem não ser exatamente os mais assertivos.

“Nada daquilo, aliás, se parecia com um conto de fadas. Quanto mais Lyra conhecia os convidados, mais se deparava com o lado podre daquela gente. Não era por se tratar de um casamento que as coisas tinham de parecer um sonho.”

O CASAMENTO é uma trama que vai se desdobrando e criando muitas ramificações ao longo de seus capítulos. Quando pensamos estar chegando a um veredito, tendo certeza de quem é o culpado, somos levados para outro caminho completamente diferente. Victor gosta de brincar com nossas percepções e emoções. O livro é dividido em quatro partes e mescla passado e presente nos permitindo conhecer um pouquinho mais sobre os personagens e suas histórias, o que torna tudo ainda mais interessante e confuso... já que é a partir daí que as suposições começam. Confesso, de cara criei uma teoria em minha mente, tive uma certeza que não demorou nada, para ser toda destruída, aí fiquei me sentindo meio ridícula por não ter pescado as dicas e informações que estavam o tempo todo sendo lançadas pelo autor na minha cara. Outro ponto positivo, é que nada na narrativa do autor é mais do mesmo, ele cria sua própria “receita”, temos sim elementos do suspense – crime, investigação, resolução -, mas tudo empregado em um ritmo próprio... Não sei se estou me fazendo entender, o que quero dizer, é que apesar de ser sim um suspense policial, a obra foge aos vícios, nos entregando um final surpreendente e bem diferente do que estamos esperando.

"Estranho imaginar que, mesmo que de formas diferentes, aquilo se sustentava. Estavam no fim de um espetáculo. Só não era um casamento, e sim um homicídio. E aquela era a hora da arrumação. E em vez de tirarem as decorações da festa, tiravam sangue das paredes e um corpo do hotel. Um feriado mágico? Não. Marcante? Com certeza."

Este é meu primeiro contato com a escrita de Victor Bonini e estou encantada. Só sei que quero ler todos os trabalhos do autor, principalmente por que sinto que sempre encontrarei particularidades e enredos desafiadores.

Apesar de O CASAMENTO, ser uma leitura relativamente grande, você não percebe o virar das páginas, a narrativa é frenética, com muita ação e um mistério que o autor soube segurar muito bem. O mais instigante, é que a cada nova resposta, surgiam novas perguntas e isso cria um ritmo de leitura bem gostoso. Enfim, é um livro que merece ser lido e apreciado. Portanto fica aqui minha sugestão de leitura para quem já é amante do gênero, e para quem está querendo começar a se aventurar pelo mesmo.

Preciso fazer menção a edição maravilhosa da Faro Editorial, que trabalho lindo. Capa, diagramação, cada detalhe da obra está impecável, o que torna a experiencia de leitura uma verdadeira viagem.



O CASAMENTO - Victor Bonini


Sinopse: PARA OS NOIVOS É o DIA MAIS IMPORTANTE DE SUAS VIDAS Meses atrás, os amigos diriam que o namoro de Plínio e Diana tinha prazo de validade. Eles se conheceram de um jeito bizarro, pensam completamente diferente e nenhuma das famílias aprova o relacionamento. Mas eles resistiram a tudo. E agora vão se casar. PARA o DETETIVE É a MELHOR CHANCE DE PEGAR UM CRIMINOSO o mais íntegro dos convidados esconde um segredo devastador. Mas alguém sabe e está disposto a espremê-lo com chantagens. É então que o detetive Conrado Bardelli se hospeda no hotel-fazenda onde ocorrerá o casamento. Ele precisa descobrir o lobo entre as ovelhas. E rápido. Pois, a cada nova ameaça, o chantagista eleva o tom e falta pouco para a bomba explodir. O CASAL ESTÁ PRONTO PARA o SIM. A NOIVA SE PREPARA PARA CAMINHAR PELO TAPETE VERMELHO. ATÉ QUE ALGUÉM DIZ: NÃO SAIA DO CARRO. Enquanto a plateia espera ansiosa em frente ao altar, algo brutal acontece na antessala. Só quando veem as paredes lavadas com sangue é que os convidados se rendem ao desespero. Começa uma confusão para interromper a marcha nupcial e chamar a polícia. Ninguém sabe o que fazer. E Bardelli, que lidava com um caso de extorsão, descobre que se meteu em algo muito pior. Agora, ele é o único capaz de encontrar respostas. O problema é que as mortes não param de acontecer.
Ficha técnica:
Thriller, policial | Faro Editorial | 2017 | 1º Edição | 365 Páginas | Cortesia | Classificação: 5/5 | Onde encontrar: SKOOB - AMAZON

Até a próxima! Bye.

Você pode gostar também...

0 comentários