FIQUE ATENTO! ISBN passará a ser emitido pela CBL.


Olá, pessoas!

Eu não sei quanto a vocês, mas confesso que está noticia me pegou de surpresa, e por esse motivo resolvi vir aqui conversar com vocês.

Em dezembro do ano passado foi anunciado que a Biblioteca Nacional após quarenta e um anos de serviços prestados, não irá mais emitir o ISBN. O mesmo, passará a ser emitido pela CBL – Câmara Brasileira do Livro. A princípio a previsão para que o novo órgão passasse a realizar o serviço era primeiro de março, entretanto após a BN informar que anteciparia o termino dos serviços, deixou a todos a beira da loucura e o novo prazo passou a ser primeiro de fevereiro, restando pouco tempo para que toda a transição fosse feita.

Até onde se sabe a própria BN não se inscreveu para renovar o contrato e assim seguir emitindo os ISBN, mas os motivos para tal, não se sabe... ou se sabe e fingimos não enxergar... Enfim... Não acredito que tenhamos uma resposta simples e sem “viés ideológico” para tal. Mas te recomendo que pesquise a respeito e leia tudo que estão publicando sobre.

Como toda mudança têm uma consequência, já se sabe que algumas medidas precisão ser tomadas, tais como.

- Um novo cadastro gratuito deverá ser feito – AQUI - , esse em virtude do comunicado da BN de não cumprir as emissões até fevereiro, encerrando assim suas atividades antes do prazo previsto. A CBL tem como objetivo não prejudicar o funcionamento das editoras e deixa-las paradas por pelo um mês.
- Depois de tudo estabelecido, se tem como objetivo as emissões por meio digital. Para isso já está em construção o site http://www.isbn.org.br
- Até então se mantém os mesmos valores dos serviços.


A questão é...

- Qual o impacto que essa mudança terá? Será positiva ou negativa?
- A quais critérios estaremos submetidos?
- Uma empresa privada passará a emitir os ISBN, isso significa alguma coisa?
- Devemos nos preocupar?

Até a próxima! Bye.

Você pode gostar também...

0 comentários