Vamos falar de doramas?


Annyeong, Chingus! (Olá, meus amigos!)

Hoje eu venho falar sobre um mundo diferente, um universo desconhecido por muita gente, mas que, me arrebatou de tal forma que depois de inserido nele, minha passagem foi só de ida, o mundo dos Doramas!

Mas o que são Doramas?

Originalmente, o termo dorama está relacionado a como os japoneses descrevem as novelas locais: terebi dorama (drama de televisão). Como as novelas, não somente as japonesas, fazem cada vez mais sucesso pelo mundo, o termo é utilizado de forma genérica para descrever as novelas orientais em geral, sejam elas J-drama (Japonesas) K-drama (Coreanas), C-drama (Chinesas) e assim por diante.

Pois é, pessoas, tudo começou há mais ou menos três anos, quando uma amiga muito querida me falou sobre o assunto, então eu, muito curiosa fui lá para a Netflix caçar as opções e assisti meu primeiro dorama. Comecei por um J-drama, Good morning call, e devo confessar que, de início estranhei tudo, o idioma, os costumes, o jeito com que as séries são feitas, tudo muito inocente, não há pegação nos romances, coisas que estamos acostumados em séries estadunidenses.

Mas mesmo assim, prossegui e assisti também na Netflix, Boys over Flowers um K-drama, ai meus queridos, que tudo se perdeu, depois do meu primeiro drama coreano não parei mais, acho que nesse tempo todo que virei uma dorameira viciada, devo ter visto para mais de cento e cinquenta doramas, jogando assim por alto.

Me apaixonei pelo universo, pela forma que os romances são retratados, e a profundidade de alguns deles e o quanto fiquei impactada com a grandiosidade de alguns roteiros.

Lembro do dia que decidi assistir Goblin — o grandioso deus solitário, que foi meu primeiro drama de fantasia (sério, os coreanos arrasam quando o assunto é fantasia). Eram tipo duas horas da madrugada quando estava terminando o segundo episódio. E foi um babado tão grande, uma cena tão impactante, que, em plena madrugada soltei um palavrão daqueles.

Sou completamente apaixonada por esse universo, tanto que, quase não vejo mais séries americanas. K-dramas geralmente possuem apenas uma temporada, que variam entre 16 e 20 episódios. Apenas os C-dramas que costumam ser mais longos, mas o mais legal é que não é preciso esperar ansiosamente pela próxima temporada que demora a vir.

Eu já comentei aqui que, os doramas me ajudaram muito no meu processo de escrita, levei para meus livros o jeito apaixonado com que eles retratam as coisas. Gomawo (obrigado), Doramas!

Vou deixar aqui, uma lista de doramas disponíveis Netflix, caso queiram dar uma chance e se aventurarem nesse universo.

Mas vou dar aqui um aviso que ninguém me deu, é um caminho sem volta! Quando se der conta estará por aí falando:

Aigoo (expressão de surpresa), Daebak (muito bom), Saranghae (eu te amo), Gomawo (obrigado), Omo (Oh Meu Deus) e se curvando para cumprimentar as pessoas.

Dicas de doramas na Netflix

Reply, 97,94 e 88 — nessa ordem. São três dramas diferentes, porém há crossover entre eles, se assistir fora da ordem acaba pegando uns spoilers. Comédia romântica da melhor qualidade.

Chicago Typewriter — meu drama favorito da vida, uma fantasia que retrata a vida de um escritor famoso e suas relações de vidas passadas, além de apresentar o fato histórico que foi a invasão japonesa à Coreia, só de escrever isso aqui para vocês fico arrepiada. Esse drama é pura poesia, sempre digo que, é uma obra de arte televisionada.

Amor não correspondido — um C-drama fofo que acompanha os personagens desde o ensino médio até a vida adulta.

Because this is my first love — um drama que parecia ser despretensioso, mas que me envolveu em uma grande carga emocional, um dos meus preferidos.

Hello My Twenties — outro drama que você pensa que será fofinho, mas leva cada lição de moral que te faz pensar, esse tem duas temporadas, não é comum, mas acontece.

Tem muito mais, vou fazer um post sobre meus dramas favoritos, nem todos estão na Netflix, mas valem muito a pena conferir.

Extra: para se acostumar com o estilo dorama de ser, indico o filme Sintonizada em você, um romance coreano que vai aquecer seu coração!

Espero que tenham curtido as dicas, em breve tem mais!

Com amor,

Você pode gostar também...

0 comentários