O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry | Faro Editorial

O Pequeno Príncipe foi publicado originalmente em 1943 nos EUA, e desde então se tornou uma potência, sendo traduzido para 160 idiomas, centenas de edições diferentes, adaptações para cinema e teatro. E sim, foi somente agora em 2020, com uma edição que é puro amor da Faro Editorial, que eu enfim me rendi a este clássico da literatura mundial, e confesso que estou emocionada e encantada pela riqueza da obra.

“— Seguindo em linha reta, ninguém poderia ir muito longe...”

O enredo é simples, narrado quase que de maneira poética, marcado por metáforas interessantes, e reflexões que te deixam pensando e repensando sobre várias questões conforme elas vão sendo abordadas a cada pequeno encontro do Pequeno Príncipe com as mais diversas personalidades e seus planetas. Como por exemplo a figura da raposa, que astutamente provoca e confronta nosso viajante, e o faz repensar algumas situações. O bêbado que só quer esquecer, parar de sentir vergonha de si mesmo, por isso bebe sem parar. O homem de negócios que está sempre ocupado, focado em ganhar dinheiro e assim nunca tem tempo para mais nada... e por aí vamos nos deparando com tantos outros personagens intrigantes – o rei, o acendedor de lampiões, o astrônomo turco, o geógrafo, o vaidoso e claro o próprio pequeno príncipe -, cada um com sua mensagem e lição.

“(...) É muito mais complexo julgar a si mesmo do que aos outros. Se for bem-sucedido em julgar a si mesmo corretamente, então você poderá se considerar de fato um homem de sabedoria verdadeira.”

O Pequeno Príncipe é uma obra atemporal e que fala muito bem com todas as idades, uma leitura para ser lida, relida e sentida de várias maneiras diferentes. Com ensinamentos de amor, esperança e cuidado. Que em suma fala da importância de olhar para fora da caixa, do meio em que vivemos e assim conhecer outras perspectivas, caminhos e soluções.

“(...) é somente com o coração que podemos ver corretamente; o essencial é invisível aos olhos.”

Uma menção honrosa a edição da Faro Editorial que está impecável. As ilustrações estão lindas, nítidas e compões perfeitamente o conjunto de palavras e imagens. É carinho em forma de livro.

“— As pessoas — disse o pequeno príncipe — seguem seu caminho nos trens expressos, mas elas não sabem o que estão buscando. Então elas vivem correndo, estressadas, dando voltas em torno do mesmo lugar...”

Eu AMEI conhecer esse livrinho poderoso, e apesar de ter me aprofundado ou falado muito a respeito do enredo, fica aqui minha indicação de leitura e torcida para que tenha conseguido despertar tua curiosidade, caso ainda não conheça a obra. Uma ótima opção para presentear um jovem, assim como um adulto que está tão sobrecarregado do dia a dia, que precisa de um respiro e quem sabe ressignificar algumas coisas em sua vida.



O PEQUENO PRÍNCIPE

Sinopse: “O essencial é invisível aos olhos ..." O Pequeno Príncipe é uma das obras literárias mais lidas no mundo e isto se deve à sua capacidade de relevar, a cada pessoa, significados diferentes, profundos, diante de uma história aparentemente simples. Nesta nova edição, você terá a chance de revisitar asteroides, planetas e baobás, encontrar uma certa raposa e admirar uma rosa muito especial. Escrito há mais de 70 anos, este livro é um dos favoritos de todos os apaixonados por literatura. E, até quem não tem hábito de leitura, se encanta pela doçura do pequeno príncipe. Ilustrado com as aquarelas do autor, a obra narra a amizade entre um piloto perdido no deserto e seu amigo inesperado, o pequeno príncipe. Seja esta a sua primeira leitura ou já perdeu as contas de quantas vezes leu a história: prepare-se para se emocionar.

Ficha técnica:

Fábula, Infanto-Juvenil | Antoine de Saint-Exupéry | Faro Editorial | 2020 | 1º Edição | 128 Páginas | Tradução: Rafael Arrais | Cortesia | Classificação: 5/5 | Onde encontrar: SKOOBAMAZONSUBMARINO

Até a próxima! Bye.

 

Você pode gostar também...

0 comentários